Ticker

6/recent/ticker-posts

Dica: XMMS



Ok, temos o sistema instalado e podemos ouvir músicas. Agora, vem uma parte na qual eu sou meio ortodoxo, meio Oldschool.

Não adianta, eu ainda uso o Winamp, na forma mais antiga possível, sem media library. Não consegui me acostumar a iTunes, Amarok, Windows Media Player 11, Winamp Modern, etc.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Meu Winamp, com a Skin AfterShockDigital

No Linux eu sei que tem vários players muito bons, o Amarok e o Totem estão aí, mas eu vou de XMMS mesmo.
O X Multimedia System (Sistema multimédia do X), mais conhecido por XMMS é um programa de leitura áudio, bastante parecido com o Winamp. O XMMS é usado em sistemas Linux e outros unix-like. Foi originalmente escrito como X11Amp por Peter e Mikael Alm em Novembro de 1997. Ele foi criado para ser parecido como o Winamp, que foi lançado em Maio desse ano. Devido a isso o XMMS suporta skins do Winamp desde o seu lançamento. Originalmente foi lançado sobre uma licença que não permitia acesso ao código fonte, é agora lançado sobre a GNU General Public License. Em 10 de Junho de 1999, o X11Amp foi renomeado para XMMS, o acrónimo de X MultiMedia System.

Fonte: Wikipedia

Para instalar no Ubuntu (e em outras distros, filhas do Debian) é simples. Abram o terminal e digitem

apt-get install xmms

Não tem segredo. Vocês também podem procurar dentro dos gerenciadores de pacotes que provavelmente encontrarão sob a categoria de áudio. Depois de instalado chamem ele pelo terminal digitando xmms, ou criem um atalho para ele.

O XMMS suporta as Skins do Winamp. Basta que você as coloque dentro da pasta "/home/usuário/.xmms/Skins". Para ativar as Skins, é da mesma forma que no Winamp, clique com o botão direito do mouse sobre o Player e vá em "Opções-> Seletor de Skins".


Meu XMMS com a Skin AfterShockDigital, bombando no Linux :-)

Dica Bônus: Se você usa o Last.fm você deve estar se perguntando: Tá, como eu ativo o Scrobbler para ele listar as minhas músicas? Ah, simples. Chamem o nosso amigo terminal de volta:

apt-get install xmms-scrobbler



Após a instalção terminar, abra o XMMS, clique com o botão direito sobre ele, vá em "Opções -> Preferências -> Plugins Gerais -> XMMS-Scrobbler" clique em Configurar e coloque o seu Login e senha do Last.fm. Agora, cliquem no Ativar Plugin, do lado direito e pronto!

Postar um comentário

1 Comentários

Phoenix disse…
Sim, sim...o XMMS é um player excelente. Leve e prático. Só que eu uso só pra reprodução rápida ou de emergência.
Prefiro o poderoso Amarok. :)
Em breve farei uma postagem sobre ele...mostrando seus prós e contras.
De qualquer forma, todos podem escolher entre esse ou aquele (e muitos outros), e ficar com o que mais lhe agrade e atenda as suas necessidas.
Liberdade de escolha é tudo!
(y)