Ticker

6/recent/ticker-posts

Guia de Instalação Ubuntu 7.0.4

Aproveitando o lançamento do novo Ubuntu 7.04 (Feisty Fawn) montei um pequeno (e rápido) guia de instalação da nova versão, que será lançada dia 19/04/07.

A primeira coisa a ser feita é baixar a ISO, do site oficial, ou da sua lista de mirrors. De posse do arquivo .iso, use o seu programa de gravação favorito e grave o Live-CD.



Depois de ter o CD gravado, o seu computador deve ser configurado para iniciar pelo CD. Como? Você terá que entrar no Setup (ficar apertando Del quando o micro inicia) e procurar por alguma coisa parecida com a tela acima. Note que o drive de CDRom (ou DVDRom) terá que ficar por primeiro na lista.



Após acertar a ordem de boot, coloque o CD no drive e inicie o computador. A lista será apresentada. Selecione a primeira opção.



Isso fará com que o sistema carregue o kernel e começe a dar boot.



O ubuntu, diferente da maioria das distros, não exibe os códigos de inicialização, mas sim uma "splash screen", com uma barra de progresso, durante o boot.





Se tudo ocorrer bem, você verá a tela de inicialização do Gnome e em instantes, o sistema estará pronto para uso.



Uma coisa interessante para se ver é o conteúdo da pasta "Examples" na área de trabalho. Ela mostra alguns dos vários formatos de arquivos que o Ubuntu consegue exibir com maestria, como videos, musica, planilhas, etc.



Para começar a instalação, clique no botão Install



O processo de instalação é dividido em sete etapas bem simples. Na primeira, deve-se selecionar o idioma que desejamos que seja instalado junto com o sistema.



O próximo passo é selecionar a localidade, para o sistema acertar automaticamente o fuso horario.



No passo 3, devemos configurar o tipo de teclado utilizado. Esta tela ainda possui uma área para teste de teclas complicadas, como o ç ou os acentos.



Agora, vem a parte mais crítica da instalação, que irei deixar para debater em outro artigo. Esta instalação que eu estou fazendo é em um HD de uma máquina virtual, para poder obter essas imagens com uma qualidade melhor. Porém, quem for usuário mais avançadinho já saberá se virar por aqui :-P



Agora, uma das funções novas do Ubuntu 7, a importação de configurações das instalações antigas. Como aqui, não é o caso, seguimos em frente.



No passo 6, preencha os seus dados e o login e a senha que você deseja. Preencha também o nome que o seu PC irá se identificar na Rede.



O último passo apenas irá listar as mudanças a serem feitas e basta com que você clique em Install, para iniciar a instalação.





Alguns minutos depois, o sistema dará a mensagem de conclusão, irá pedir para retirar o CD do drive e reiniciar.



Entre com o usuário e a senha que foram configuradas no passo 6...



E pronto! Um sistema Linux pronto para uso!

Bem, agora vem a parte mais complexa. Aprender a usar e a "importar" suas coisas do Windows.

Logo logo falaremos mais sobre isso :-)

Postar um comentário

2 Comentários

Anônimo disse…
Olha, é bonito, amiguinho, mas falta poder instalar um Photoshop :P
Phoenix disse…
Pegou o 7 Beta ? Notaste algo de impacto ?
Belo tutorial. Parabéns.

E quanto ao Photoshop; o GIMP não pode ser considerado de igual poder, mas consegue realizar a maiorias das tarefas necessárias no dia-a-dia.