Ticker

6/recent/ticker-posts

Ubuntu - Humanidade para com os outros.

Ubuntu é um sistema operacional LinuxDebian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito sul africano UbuntuIPA: /uˈbuntu/) — diretamente traduzido como "humanidade para com os outros". Diferencia-se do Debian por ser lançado semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos 18 meses seguintes ao lançamento de cada versão (em inglês) e pela filosofia em torno de sua concepção, uso e distribuição.

A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operacional que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser constituída totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa. Atualmente uma organização cuida para que cópias sejam remetidas em CDs para todo o mundo sem custos.

A Comunidade Ubuntu ajuda-se mutuamente, não havendo distinção de novatos ou veteranos; a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independente do nível de dificuldade.

Há vários meses a distro Ubuntu está em primeiro lugar no DistroWatch, site especializado em catalogar o desempenho e uso das milhares de distros Linux.

Versões:

Versão...........Data de lançamento.......................................Nome de código

4.10 20 de outubro, 2004 Warty Warthog
5.04 8 de abril, 2005 Hoary Hedgehog
5.10 13 de outubro, 2005 Breezy Badger
6.06 LTS[5] 1º de junho de 2006 Dapper Drake
6.10 26 de outubro 2006 Edgy Eft
7.04 Planejada para 19 de Abril de 2007 Feisty Fawn
7.10 Planejada para 18 de Outubro de 2007 Gutsy Gibbon

===

É com essa introdução (by Wikipedia) que inicio minhas escrituras por aqui. Falar dessa distribuição é muito mais do que "ser técnico". É uma questão de ideologia. O próprio nome já diz: "Humanidade para com os outros". É o que ele é...e é o que o mundo deveria ser. Por vir do Debian (que tem uma história maravilhosa de sucesso, aceitação, suporte e admiração pelo mundo todo), o Ubuntu (ou Ub para os mais intímos :P) provê inúmeras vantagens. A começar pela instalação (ensinada com maestria no post anterior pelo Mega), ou mesmo por um boot via Live-CD (para um test-drive). Não me alongarei nessa introdução...só espero que possamos ajudar a quem necessite com nossas postagens em nossas aventuras e descobertas dentro desse maravilhoso sistema. Fiquem à vontade para comentar, perguntar, elogiar, criticar, enfim... Um grande abraço à todos! E um salve à liberdade de expressão e escolha! Open your mind...think free.

Postar um comentário

1 Comentários

Diego disse…
(Y)

Uma bela Intro, Phoenix, sem dúvida :)