Ticker

6/recent/ticker-posts

VivoZap do Moto Q no Ubuntu



Minha mais nova aquisição na área de tecnologia é um Smartphone Motorola Moto Q. Tirando o fato dele vir com o Windows Mobile 5 e a bateria não durar praticamente um dia, o mesmo tem me proporcionado alguns momentos de entreterimento, principalmente pois junto com ele assinei o VivoZap para que eu pudesse estar conectado aonde eu estivesse, em qualquer hora do dia. E uma das maiores vantagens desse plano é que eu posso usar o aparelho como um modem para navegar pelo PC através da sua conexão, e enquanto ele está conectado ao PC, ao mesmo tempo está carregando. Isso significa que numa viagem, por exemplo, de posse de um Notebook, até que a bateria do mesmo acabe você estará conectado, e depois de acabar ainda tem o celular carregado para usar.

Bem, terminada a apresentação da minha empolgação, vamos ao procedimento de como conectar através do Ubuntu. Testei no 7.04 e no 7.10 (o 7.10 possui um bug no discador mas conecta mesmo assim).

  • No aparelho, ative o "link de modem", que fica em Iniciar\Acessórios\Link de modem. Após isso, conecte o aparelho no PC através do cabo USB. O Ubuntu automaticamente criará o módulo
  • No campo "Nome de Usuário", digite o DDD de sua cidade e o número do seu celular, seguido de @vivozap.com.br. Em "Senha" digite "vivo" (sem aspas) e no Número de telefone, digite #777. Depois clique em Configuração.
  • Na guia Modem, digite /dev/ttyACM0 em "Dispositivo". Depois clique na guia Opções.


  • Marque todas as opções menos as "verificar".

  • Feche, clique em conectar e curta a Internet banda larga da Vivo, que dependendo do sinal pode chegar a 2 MB.

Se não gostar do gnome-ppp ou ficar irritado com o bug do Gutsy, abra o Synaptic e instale o kppp. Como prefiro o gnome-ppp, abordei aqui somente a maneira de configurá-lo. Segue um link de como configurar o kppp:
http://mult.isx.com.br/2006/11/16/vivo-zap-no-linux/

É isso aí, galera, e viva o linux!

Postar um comentário

4 Comentários

Unknown disse…
Funcionou perfeitamente no meu Gutsy 64-bit, com exceção do bug do discador que foi mencionado, porém baixei os fontes mais recentes, compilei e substituí a versão que o ubuntu instala, então o gnome-ppp está ok agora.

Grande tutorial, realmente foi de muita valia para os "MotoQueiros" : )

Abraço!
Diego disse…
Show de Bola o guia, Tardim!

Quanto custa esse plano da Vivo?
Filipo Tardim disse…
Valeu, Mega!
A Vivo possui vários preços, dependendo do pacote de dados. No meu caso teria que ser o ilimitado, não poderia ser outro, e o ilimitado no MotoQ é R$ 80,00, relativamente barato pq o ilimitado do PC é R$ 140,00 é é só para PC, sem as vantagens do aparelho celular. Os planos de dados 1GB, 250MB, por exemplo, são bem mais baratos, mas dependendo do uso o barato sai caro, pois o que passar vc paga a parte.
Unknown disse…
fala Vampire! a vivo diz que sai por 140 para a placa pcmcia, mas eles fazem um preço "promocional" para sempre pelo mesmo preço do plano SmartMail, que é o plano do MotoQ, ou seja, é indiferente usar o MotoQ ou a placa pcmcia. Eu tenho os dois, mas estou desligando a placa agora, já que esse blog resolveu meu problema, eheheheheh

Abraço a todos!