Ticker

6/recent/ticker-posts

Amarok 2 (algumas impressões)

Olá.

Bom, o Amarok 2 deve chegar em breve. Enquanto isso, existem algumas formas de instalação.

Mais detalhes no ubuntued ou mesmo via G (lembrando que é por conta e risco, em virtude de não ser uma versão oficial 'estável').

Minhas impressões:

Estou usando a Version 2.0-SVN-Neon Using KDE 4.1.69, por isso mesmo, está com um visual cheio de novos efeitos (usando a arquitetura do novo KDE).
A princípio, não importou as configurações do antigo Amarok; editei os caminhos, login do LastFM, etc.

Em uso, achei um tanto quanto mais pesado que o anterior (talvez por eu usar Gnome e os recursos do KDE estarem 'teoricamente' fora do seu habitat :p) ou mesmo por não estar polido pra isso, enfim (isso não preocupa).

Em termos de interface, ache bem intessante; no lado esquerdo, permanece a estrutura de playlist, collection, files, etc. em árvore. No centro, agora temos um campo destinado a gadgets (pode-se adicionar informações do album (como existia antes, mas tinha-se que ir pra outra modo de visualização), informações do lastfm, estatísticas da faixa, letras, etc) e a direita, as faixas propriamente ditas, em execução (agora exibindo as covers).
A estrutura central pode ser dividida em várias partes, para acomodar mais gadgets (bastante prático também). É possível avaliar as faixas por meio de estrelas (no gadget 'current track info'). Nesse mesmo, estão as vezes que a faixa foi executada, sua classificação (baseada nas vezes que foi tocada) e o tempo da última execução. Sobre isso, não encontrei onde filtrar a visualização por esse ranking, nem exibir essa informação no campo direito. Também não encontrei o equalizador, nem onde alterar temas e cores.

O saldo é positivo. Esses 'problemas', certamente serão corrigidos e funcionalidades deverão ser incorporadas na versão final (e nas seguintes).

O Amarok é um excelente player e realmente merece esse up. =)

Referências: http://joelteixeira.net, http://amarok.kde.org/, ubuntued



Uma nota da equipe:

A equipe de desenvolvimento do Amarok declara:

Este preview representa o atual estágio de desenvolvimento do Amarok 2. Depois de quase um ano de desenvolvimento, pode ser considerada utilizável para algumas tarefas. Ele toca músicas! A estrutura básica está lá: coleção, plasma e serviços web. Estas estruturas servirão de base para fazer a versão 2.0 a mais inovadora versão já lançada. Existe ainda muito trabalho a ser realizadoantes da versão 2.0, nós convidamos você a nos ajudar a chegar lá.

(…)

E por favor, não relate erros encontrados no Amarok 2 até que nós liberemos uma versão oficial Alfa ou Beta. Há muitos erros óbvios em virtude de implementações inacabadas. Envie eventuais correções através de um “diff SVN” para corrigir todos os erros ajudando a transformar este filhote de cachorro em um lobo feroz.

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
Uso o Amarok desde sempre =)
Acho que as únicas coisas que do KDE que eu não vou abandonar tão cedo são o Amarok e o Kate.
Ótimo post!

InFog