Ticker

6/recent/ticker-posts

VPN & Enquete & Remembering

Olá!

Primeiramente, quero agradecer o retorno que MPL vem tendo. Em pouco mais de 1 ano, muitas coisas aconteceram, muitas amizades feitas, vários temas debatidos, ensinamos, aprendemos, etc, etc. De minha parte, posso dizer que sou muito feliz por esses lados e pretendo continuar até o fim dos dias.
Apenas um 'remembering'; tudo começou em meados de Abril de 2007 com uma idéia do Mega (que anda devendo por aqui, é verdade, mas disse que voltará com força máxima muito em breve), de ilustrar os casos e ocorridos no mundo livre. Particularmente aceitei o convite, até em virtude de já trilhar esses caminhos desde outrora, por estar trabalhando com essas ferramentas e ser mais um da família opensource.
Bem é isso... lembranças boas, são eternas.

---

Enquete; chegando ao fim de mais uma. Tivemos incríveis 23 votos (obrigado a todos!) que disseram:

Você já pagou (ou pagaria) alguma coisa para registrar um software proprietário?

Sim 3 (13%)
Não 19 (82%)
Não sei/prefiro não opinar 1 (4%)

Podemos concluir que muita gente é partidária de software livre, ou pelo menos é contrária aos softwares proprietários (por preços abusivos, falta de suporte eficiente, modularidade, etc). O que importa também, é que independente de sua escolha, que seja de forma legalizada.

Continuando, proponho:

Na sua empresa e/ou casa, existe(m) software(s) livre(s)?

Opinem, comentem, etc...

---

VPN (o que é?); bem, depois de tentar algumas vezes, desistir outras e retomar os testes, finalmente consegui abrir uma VPN para a Empresa onde trabalho. Primeiramente, tentei usar o openvpn no Ub 7.10 e depois no 8.04, mas não consegui nada. Depois fiquei empolgado com o fato do 8.10 ter nativamente o recurso. Pois bem, tentei e também não tive êxito. A princípio, ele não permitia a criação de nenhuma VPN. Depois, descobri que era necessário a instalação do openvpn ou o vpnc (estranho, como discuti hoje com o Evaldo; se o sistema vem nativamente, já deveria ter instalado essas dependências, mas enfim...). Instalei inicialmente, o openvpn. Automaticamente, o sistema que fica no tray (wired network connection, na aba VPN), permitiu a adição. Configurei o gateway (endereço real do acesso), inseri user e password e simplesmente o sistema não permitia que eu clicasse no OK pra finalizar a configuração. Depois de quase desistir, instalei o vpnc. Foi um passo a mais, pois ele permitiu o OK, porém, ainda não conectava. Foi então que achei um tutorial que dizia ser necessário a instalação do pptp. Após instalá-lo, eis que a comunicação foi feita e consegui (via Vinagre) acessar remotamente minha estação, servidores, etc, dentro da rede local da Empresa. Ufa! Cheguei a ter uma estação com o Janelas e posteriormente, uma VM também, pra conseguir trabalhar remotamente. Como me desfiz delas, precisava urgente desse sistema funcionando. Então, aí está... mais um mistério desvendado. =)

Os comandos foram (como root):

apt-get install openvpn
apt-get install vpnc
apt-get install network-manager-pptp

O site onde encontrei as informações foi
esse.

Bem, é isso... até a próxima (com um tutorial do amigo Aloisio Zottarelli).

Referências: wikipedia, splatdot.com e eu mesmo.

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
Cara, os softwares que que fazem a vpn acontecer ficaram de fora da instalação padrão! Lamentável, mas vamos ver se na pŕoxima eles acertam =) Eu acredito que sim xD