Ticker

6/recent/ticker-posts

Swap, Hibernar, Suspender

Olá.
Apenas um bate-papo sobre swap, hibernar e suspender.

Como todos (ou a grande maioria) sabem, para usar o recurso de hibernação, se faz necessário a disponibilidade de memória swap (confesso que sem isso, nunca consegui tirar nem cochilo). =/
Ocorre que recentemente, disponibilizei 2gb para tal função. Porém, ao tentar hibernar, o Sistema ficava um bom tempo processando e simplesmente travava. Apenas funcionava, quando eu fechava todos os aplicativos ou mesmo reiniciava. Enquanto isso, o suspender funcionava perfeitamente. O 'problema' é que o suspender necessita que haja fornecimento de energia (estabilizador deve continuar ligado). E se a ideia é economizar tempo (e dinheiro), o suspender não tem lá muita vantagem. Resolvi então aumentar a swap para 4gb. E funcionou! Ao que tudo indica, como tenho diversas aplicação funcionando o tempo todo, estava sendo necessário mais espaço para armazená-las e deixar o Sistema dormir sossegado. =)
Agora já consigo hibernar diariamente. De quebra, ganho agilidade no start e economia no fim do mês. \o/

PS: Li por aí, que o Ubuntu vive com problemas com esses recursos. Particularmente, o caso acima foi o único entrave que presenciei.


[]s

Postar um comentário

1 Comentários

Muito bom

Abraços,
Ranieri Marinho de Souza
http://blog.segr.com.br